quinta-feira, 7 de abril de 2011

A morte de Deus??

Evidentemente esta situação caótica mundial tem a ver com “A MORTE DE DEUS”. E onde se constata “A MORTE DE DEUS?”.
Sei que o dileto leitor deve estar intrigado com o título desta palestra, - e não é para menos! Como pode alguém ter a ousadia de falar sobre a morte de Deus? Ele não é eterno, onipotente, onipresente e onisciente? Como pode alguém falar sobre a Sua morte?

É sabido e notório que este velho mundo está em agonia de morte: social, política, econômica, moral e espiritualmente. Isso porque o império das trevas está em agonia de morte, pois que o momento da prisão de todos os seus componentes está a questão de “segundos”, no relógio celestial. Por outro lado, é a proximidade do desejado rapto da Igreja, o desaparecimento dos salvos para o encontro com o Senhor nos ares e a participação nas Bodas do Cordeiro, na Nova Jerusalém, que descerá dos céus.

Evidentemente esta situação caótica mundial tem a ver com “A MORTE DE DEUS”. E onde se constata “A MORTE DE DEUS?”.

Há daqueles que não acreditam em Deus; negam a lei da “causa e efeito”, - são os ateus. Outros há que, por não terem sido ensinados na fé bíblica, até pronunciam o nome de Deus, mas nunca tiveram uma experiência marcante com Ele em seu viver diário. Não poucos há que deliberada e conscientemente rejeitaram a Deus, viraram-lhe as costas e se tornaram adoradores de Satanás, - são os satanistas. Milhares até buscam a Deus, mas estão com suas mentes de tal maneira cauterizadas, que O buscam em lugares onde é sabido e notório que Ele ali não está, - são os seguidores de seitas e religiões que não tem a Palavra de Deus como regra de fé e prática, e algumas até com nomes evangélicos. A lista é enorme!

Mas, há um grupo muito grande de sinceros servos de Deus que um dia já foram íntimos com Ele na oração, no estudar as Sagradas Escrituras e no servi-Lo em alguma Igreja ou Comunidade, - e, muitas vezes, com grande sacrifício físico, material e financeiro. Tinham prazer e satisfação no que faziam, mas as lutas, as decepções com o clero (seja evangélico ou não), as orações “mal feitas” que “ipso facto” nunca foram respondidas e tudo isso aliada às (muitas vezes necessárias) demoras de Deus em trazer soluções ou promover mudanças radicais no seu dia a dia fez com que, pouco a pouco, sua fé viva fosse sendo substituída pelo desanimo, indiferença e outros sinônimos que me faltam agora, até “deixar a fé, a oração e Deus... pra lá”.

Aqui está a inspiração para esta palestra sobre ‘A MORTE DE DEUS” .

Deus começa a morrer quando o ser humano deixa de buscar a comunhão e intimidade com Ele!

Você já percebeu como os cultos de oração são os menos freqüentados em qualquer Igreja ou Comunidade? Também já percebeu como nos é difícil separar tempo diariamente para orar verdadeiramente – e à moda de Deus? Já observou que a nossa oração tem tido como perspectiva o “conseguir de Deus todas as coisas materiais”, o “convencer Deus a nos dar tudo o que queremos (nem sempre só o que precisamos!) à força de nossos jejuns, ofertas de sacrifícios e oração de guerra”? Se assim é, e assim sendo, o que é orar, então?

Segundo a Palavra de Deus, orar não é só ter bons pensamentos ou pensar a respeito de Deus; não é apelar a uma pessoa na terra nem no céu; não é louvar; não é adorar; não é meditação pessoal; muito menos, não é tentar mudar a vontade de Deus; não é “perda de tempo” e, também, não é fuga da realidade existencial de cada um.

Oração é a emissão de qualquer sentença, - seja a uma pessoa ou a Deus. Nesse sentido, estamos orando a todo instante, pois que conversamos o dia inteiro... A questão é “orar” certo a todo instante, - seja a um nosso semelhante ou ao Deus vivo.

À luz da Palavra de Deus, oração deve ser um estilo de vida para a comunhão plena e total com Deus. Deve ser comunicação (no sentido de conversar, dialogar e, não de informar ou dizer o que se quer) com um Deus pessoal digno de total e definitiva confiança; é comunhão com um Deus residente no espírito, pelo Espírito. Oração é trabalho duro e pesado para o intercessor e, para orar desta maneira, exige-se disciplina constante do intercessor. Encarar a oração desta maneira é ter contato com a vida porque ORAÇÃO É VIDA!

Para aquele que assim aprendeu, descobriu que a oração tem por objetivo maior o relacionamento afetuoso com Deus – e a sós com Ele! Redescobriu sua necessidade pessoal de ter intimidade com o Deus vivo que o ama de tal maneira e que demonstrou isso dando Seu Filho unigênito para o resgatar através o holocausto na cruz do Calvário

Orar, na perspectiva bíblica é avançar íntima e profundamente EM e COM Deus , pessoalmente. Ninguém pode fazer isso em seu lugar! Sabe por que? Porque só há lugar para dois na intimidade e, quanto mais se ama a Deus, mais se quer amá-Lo intimamente e na intimidade. E, quanto mais se ora nesta perspectiva mais se quer orar – E NÃO PARA SE CONSEGUIR “COISAS”, nem para FAZER COISAS (como cantar, aparecer, pregar, realizar grandes projetos ainda que para Deus). ORAR PARA SER UM COM DEUS! Ser íntimo com Deus!

O que significa isso? Significa pensar, sentir, falar e fazer igual a Deus! Isso é comunhão, intimidade. E a atração sempre está na proximidade, na proporção da proximidade d'Ele, e com Ele. Isso não significa ser uma pessoa sem lutas, dificuldades, problemas e, até, “abandonos do Pai Celestial”, e Seu silêncio (quantas vezes!) em momentos tão difíceis em nossa caminhada em direção à Pátria Celestial. Quanto mais se ora, mais se quer orar – sendo desta maneira.

Mas, como acontece “A MORTE DE DEUS?” .

I)- QUANTO MENOS SE ORA, MENOS VONTADE SE TEM DE ORAR

Para melhor entendermos sobre a morte de Deus, há que se compreender que há paralelos entre o corpo humano e o “corpo espiritual”. Quero lembrar de apenas dois, nesta palestra.

A)- ANEMIA

A anemia é provocada pela falta de alimento correto. É uma enfermidade perigosa porque não produz sintomas espetaculares e a morte chega em silêncio, sem espasmos. Quanto menos se come, menos apetite; quanto menos apetite, menos se come. Anemia aguda é o que acontece e a conseqüência é a morte!

Assim também é na falta de oração! E vários são os motivos que fazem um crente anêmico... (Descubra-os em sua vida pessoal e derrote-os em o Nome de Jesus). Por que?

PORQUE A ANEMIA ESPIRITUAL PROVOCA A MORTE SILENCIOSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS !

B)- ATROFIA

Toda vida é explosão, expansão, adaptação, movimento, dinamismo! A atrofia é provocada pela falta de exercícios e chega mais silenciosa que a anemia e provoca a esclerose, que é o endurecimento patológico de um tecido do organismo.

ENDURECIMENTO! Ao orar pouco, as vezes nem sentimos que há dificuldades para orar e que as faculdades interiores estão endurecidas, enrijecidas. A AÇÃO CORRESPONDENTE É... DEIXAR PRÁ LÁ. Não oro mais.

Sem alimento, sem movimento: ANEMIA E ATROFIA ESPIRITUAL !

II)- QUANTO MENOS SE ORA, DEUS “É MENOS DEUS” EM NÓS

Observe: Se não oramos, Deus vai “se apagando” dentro de nós. Lentamente Ele passa a ser, apenas, uma “idéia” vaga e distante em nós .

Só pela oração (na perspectiva correta da Palavra) é que o Deus vivo é “ALGUÉM” real e importante em nós e para nós. Se não oramos desta maneira, Ele é uma realidade distante, ausente, impossível!

Não. Não se espante, nem me critique e não me crucifique... Pense comigo na presença do Espírito Santo: será que já não passamos por esta estrada em alguma situação em nosso viver diário? (Eu não posso “atirar a primeira pedra”, - de jeito nenhum! E não foi uma vez só, não! Mas acordei a tempo).

Se não há oração verdadeira, não “contamos com Deus” para nada...

A inconsciente pergunta é:
PRA QUE RECORRER A “ALGUÉM” QUE JÁ NÃO É “ALGUÉM ” PARA NÓS?

Deixando de orar, Deus acabará por ser “ninguém”. Se Deus não tem sentido, por que recorrer a Ele?

Se deixarmos de orar por muito tempo, Deus acabará POR MORRER EM NÓS... Claro que continuará vivo, real, eterno, imutável, imortal, Deus – MAS MORREU EM NÓS! Morreu em nossos corações, em nossos alvos, objetivos e propósitos. Já não é realidade próxima, íntima, concreta e arrebatadora. Que lástima!

Sem oração permanece-se no Egito e não há o “êxodo” para um mundo de paz, liberdade, humildade, amor comprometido e nem comprometimento com Ele, o Eterno Deus que nos ama, (e provou isso!)- ainda que no deserto desta vida terrena.

1)- SINAL DA AGONIA DE DEUS

Nessa situação, Deus já não desperta alegria ao nosso coração. Que tristeza!

Como será a vida de um irmão em cuja alma Deus desfaleceu? Continuará falando de Deus, mas será incapaz quase totalmente de FALAR COM DEUS!

2)- A BELEZA DE DEUS APAGADA – É A CONSEQÜÊNCIA

Procura-se um profeta, encontra-se um funcionário. Famintos e necessitados encontrarão um manancial esgotado. Não ressuscitará mortos, nem curará os enfermos (nem a alma, nem o corpo). Não será um “enviado”, no sentido lato da palavra. Não levará nada a sério – porque não tomou Deus a sério. Ninguém será importante para ele, nem o pobre, nem os doentes, nem o explorado e... nem o amigo... Só se importa consigo mesmo! Afastado Deus, a vida não tem sentido!

A vida de fé é lenta e exige uma constância sobre humana de cada um de nós. O reino é tomado “à força” – disse Jesus.

Vamos reverter esse quadro?

III)- QUANTO MAIS SE ORA, DEUS “É MAIS DEUS” EM NÓS!

Deus é imutável. É pleno. Total. Absoluto. Onisciente, Onipotente e Onipresente. Sabe tudo, instantaneamente. Está na dimensão da eternidade, onde o tempo não existe. É o Pai da eternidade. É eterno. O ETERNO! Para os que nasceram de novo Ele é inalteravelmente presente “EM NÓS!”.

O que muda, quando mais oramos, é a nossa relação com Ele, - conforme o grau de fé, entrega, compromisso motivado pelo amor e a sublime expectativa de uma profunda comunhão e intimidade perfeita com Ele.

A oração verdadeira, em Espírito e em Verdade, leva-nos ao centro da boa, perfeita e agradável vontade de Deus – é o que nos garante a Sua Palavra (Romanos, 12.2). Quanto mais profunda a oração, mais sentimos a eterna, majestosa e sublime presença de Deus em nós e conosco. Patente, latente e vivo. Real! Nossos pensamentos, linguagem, conversas, o relacionamento conjugal e familiar, o ar, os negócios, a vida enfim, ficam “povoados da Santa presença”. E isso é o que vale, que conta e motiva! Alegra e dá prazer em esperar Sua chamada! Quanto mais resplandece a glória de Seu rosto sobre nós, os acontecimentos ficam envoltos em novo significado e a nossa história fica “povoada de Deus”.

Numa palavra: ELE ESTÁ PRESENTE EM TUDO! Não há sorte ou azar, mas “ALGUÉM” no controle de tudo fazendo com “todas as coisas cooperem para o bem daqueles que são chamados segundo o Seu decreto”. Quanto mais se “vive com Deus” mais vontade se tem de “estar com Ele”. Quanto mais se “está com Deus”, Ele é cada vez “mais ALGLUÉM” em nós e para nós. Conosco. Emanuel!

Só nesta dimensão de oração é que passamos à CONTEMPLAÇÃO de Deus. Absorvidos n'Ele, com Ele! Assim, a presença de Deus “vale a pena!”.

A PRESENÇA DE DEUS “VALE” muito mais que tudo na vida. Mais que uma esposa carinhosa; mais que um bom irmão ou amigo; que um pai solícito; que uma grande herança; fazendas, muito gado; “coisas terrenas, efêmeras e passageiras...”. Em verdade, DEUS MESMO É A RECOMPENSA MAIOR. Uma festa! Um banquete! Já experimentou isso, meu dileto leitor?

Compreendeu? Compreendemos todos que a verdadeira oração não é para se obter coisas de Deus, mas, sobretudo, para se ter A PESSOA DO DEUS VIVO?

ORAÇÃO É VIDA! VIDA ETERNA!

Lembre-se: somos escravos de nossas orações... Se só buscamos “coisas terrenas”, elas nos escravizam e, muitas vezes, ficamos decepcionados; se buscarmos a santa presença de Deus, então, estaremos em verdadeira liberdade. É na comunhão e intimidade que descobrimos que “tudo é nosso e nós somos de Jesus” e que Ele “tem cuidado de nós”. Significa que Ele está cuidando de nós o tempo todo! Não cai nem um fio de cabelo de nossa cabeça se Ele não permitir. Cuida dos órfãos, das viúvas, de um prato de comida para um mendigo e até dos pardais! Que maravilha pertencer, *(e ter intimidade, comunhão) com este Deus vivo e tremendo.

Vamos recomeçar a orar à maneira que o Deus vivo espera? Vamos ressuscita-Lo dentro de nós? Vamos experimentar uma nova fase de comunhão e intimidade com o nosso Deus? Que assim seja. Amém!

Quer coisa melhor? SÓ A PARTIR DAS BODAS DO CORDEIRO!

Sê pronto para estar lá!

Isso é:
EXPLOSÃO DE VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário