sábado, 7 de maio de 2011

Mutação PSICOLÓGICA do MEDO

A hesitação constante pode levar a um medo superestimado de tudo e de todos. Ora, será que devemos viver numa “prisão”(...),tudo para não perdermos a aceitação?

Uma das sensações mais versáteis que existem está centrada no medo e nas inseguranças, pois navegam desde as fobias até o cuidado que se deve ter com objetos ou situações de perigo real.

Se, por exemplo, é inútil ter medo de chuva, pois ela meramente pode molhar, é natural nos precavermos de um furação que pode ferir e até matar, mas o que dizer da insegurança pessoal diante da vida e das pessoas que nos cercam?

Muitos temem falar em público, conversar até com colegas, receber críticas, ou seguir suas próprias idéias, pois isso “poderia desagradar aos demais”. Muitos têm temor de cometer as tais “gafes emocionais” que os afastariam do “grupo” que pode oferecer proteção e alívio.

A hesitação constante pode levar a um medo superestimado de tudo e de todos. Ora, será que devemos viver numa “prisão” dentro de casa, no trabalho ou mesmo entre amigos, tudo para não perdermos a aceitação?

Quantas vezes nos sentimos deslocados e infelizes porque não nos vemos como pessoas "autênticas"?

Ser agradável, buscar a paz com todos é uma recomendação bíblica, mas mesmo Jesus - com uma missão extraordinária e absolutamente benéfica - recebeu críticas e enfrentou oposições.

Muitos dos medos estão ligados a questões subjetivas que, na verdade, jamais irão nos atingir, e a solução para superá-los não está na força de vontade, mas na confiança em Deus:

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”....
....“Não temerá espanto noturno, nem seta que voe de dia”.
“nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia”..... (Salmos 91:1-16).

Três jovens judeus estavam em uma terra estranha, a Babilônia, e deveriam, com razão, sentirem-se deslocados com o povo, a língua e os costumes, mas, quando o rei mandou que adorassem um deus estranho, não quiseram agradar a ninguém nem serem aceitos, negando-se a tal prática.

Não foi uma descortesia negar-se a obedecer ao rei, mas um ato de fé em suas convicções de adorar somente o Deus Verdadeiro. Por isso foram lançados em um forno ardente, mas o Senhor os livrou e acabaram sendo aceitos e aplaudidos por isso (Daniel 3: 1-30).

Deus está dizendo para você, no dia de hoje, que não tema o homem que é mortal, que recuse temores invisíveis, mesmo que surjam na escuridão de uma noite, pois Ele está com você:

“Não chameis conjuração a tudo quanto este povo chama conjuração; e não temais o seu temor, nem tampouco vos assombreis.”
“Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temos, e seja ele o vosso assombro.” (Isaias 8:12-13).

TEXTO DE AUTORIA DE PASTOR ELCIO LOURENÇO. PASTOR DESDE 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário