sexta-feira, 20 de maio de 2011

AS CINCO IGREJAS DE APOCALIPSE QUE SÃO CHAMADAS AO ARREPENDIMENTO (I) ÉFESO

Ap 2:1-7

INTRODUÇÃO: É interessante notarmos que em Apocalipse nós encontramos sete cartas escritas para sete igrejas. Todas elas começam com a seguinte frase: “Ao anjo da igreja”. Isto significa que estas cartas são escritas aos pastores da igreja, os lideres da igreja. Estas cartas se encontram no capitulo dois e três do livro de Apocalipse. Destas sete cartas em cinco delas aparece um chamado para o arrependimento.

ILUSTRAÇÃO: Li a história de um homem que testemunhava sua luta de dez anos contra a pornografia. A agonia que sentia levando uma vida dupla finalmente subjugou-o. Um dia, para seu horror, ele se deu conta que os prazeres mais simples como ver o sol se pondo ou sentir a suave brisa do oceano não mais o impressionava. Sua obsessão pela luxuria havia anulado sua capacidade de apreciar os prazeres mais sutis e roubou-lhe a alegria de um relacionamento saudável com sua esposa e com Jesus.
Aparentemente continuava fiel à sua esposa e ao Senhor, mas seu coração não. Aquele homem havia abandonado o primeiro amor, era preciso voltar para o primeiro amor.
O homem sabia o que devia fazer. Sua confissão diante de Deus e da sua esposa foi dolorosa e embaraçosa, mas trouxe-lhes a alegria do perdão e relacionamentos renovados.

TRANSIÇÃO: Vamos falar da primeira carta que foi escrita a igreja de Éfeso. A cidade de Éfeso foi a capital da província romana denominada Ásia, durante o governo de César Augusto, local hoje que é a parte ocidental da Turquia. Éfeso foi a residência do apóstolo João antes de seu exílio em Patmos, e era a sede do grande templo de Ártemis (conhecido também como Templo de Diana). Éfeso era um centro comercial político e religioso, e por isso uma cidade muito importante para a divulgação do cristianismo. O cristianismo chegou em Éfeso provavelmente através de Áquila e Priscila. Paulo passou um período de quase três anos pastoreando a igreja de Éfeso. Depois de Paulo, Timóteo liderou esta igreja por algum tempo (1 Tm 1:3). Vejamos alguns aspectos desta carta.

1 – Ela (carta) nos apresenta primeiramente palavras de louvor
Ap 2:2-3 – Jesus diz a igreja que conhece suas obras. É importante nos lembrarmos sempre disso. Não podemos esconder nada de Deus, ele conhece todas as nossas obras, Deus vê todas as coisas que fazemos.
No contexto desta carta, Jesus diz que conhece as obras da igreja de Éfeso, Ele sabia que os irmãos desta igreja eram pessoas perseverantes, pessoas que guardavam firmes sua fé, mesmo diante terríveis provas. Eram pessoas firmes que não se deixavam ser levados por falsos profetas, por falsas doutrinas. Uma igreja que não esmoreceu, que não abandonou sua fé.
Fico imaginando que igreja maravilhosa, uma igreja firme na sã doutrina, uma igreja que é o verdadeiro sonho de muitos pastores presbiterianos. Nós sempre imaginamos uma igreja que guarda firme a fé é com certeza uma igreja abençoada, uma igreja rica das bênçãos do Senhor, rica de alegria, rica de paz.
Entretanto no verso seguinte descobrimos que isto não é uma verdade.

2 – Ela (carta) nos adverte ao mostrar que Jesus está triste conosco
Ap 2:4 – “Tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. – Isto significa que esta igreja deixou aquela paixão inicial que tinham por Jesus Cristo. Mais de 30 anos antes esta igreja fora elogiada por seu amor (Ef 1:15-16). Trinta anos depois o amor sumiu. Uma igreja sem paixão é uma igreja morta, sem vida. Esta igreja não evangeliza, não ora com fervor, não ajuda os necessitados, não visita os enfermos, não visita os presidiários, não luta a favor dos fracos. É uma igreja sem amor. Não ama a Deus, não ama o próximo. Ninguém pode dizer que ama a Deus sem amar o próximo, sem amar o irmão, sem amar a quem pode ver.
Quanto de nós não começamos nossa vida com Jesus cheia de amor, após alguns anos nos tornamos crentes frios, gelados. Não há em nossos corações mais paixão pelas coisas de Deus. É como aquele homem que perdeu a graça de viver, nós perdemos a graça de vir a casa de Deus, de orar, de trabalhar para Deus.

3 – Ela (carta) exige de nós mudança de atitude
Ap 2:5 – “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à pratica das primeiras obras...”. – Junto com o arrependimento somos convidados a voltar à pratica das boas obras. Voltarmos a evangelizar, a orar, a visitar os enfermos, a lermos a Bíblia, a freqüentarmos a igreja com amor e dedicação, a sermos participantes em tudo o que diz respeito ao Reino de Deus.
Este chamado para o arrependimento não é o mesmo chamado que recebemos em nosso primeiro contato com Deus. Antes não conhecíamos a Deus e fomos chamados para arrepender-nos de nosso desejo de sermos deuses, de pensarmos que conseguiríamos ser aceitos no céu pelas nossas obras. Somos chamados a reconhecer nossa finitude, a reconhecermos que somos criaturas e que dependemos totalmente de Deus para recebermos vida eterna.
Entretanto estas cartas foram escritas para sete igrejas, o que nos faz pensar para pessoas que já conhecem a Jesus Cristo ou que deveriam conhece-lo.
Arrependimento nestas cartas significa um abandono das más obras. Arrependimento nestas cartas é uma exigência de Cristo para uma renovação na relação existente entre Ele e sua igreja. Sem essa renovação, sem esse arrependimento a igreja entra no Juízo de Deus. Por isso ARREPENDIMENTO É UM PASSO DOLOROSO, mas restaura os verdadeiros prazeres da vida. Nos faz estar bem com Deus e com os outros.

4 – Ela (carta) apresenta um Premio aos vencedores
Ap 2:7 – “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”.

CONCLUSÃO: Será que você está como essa igreja. Você se identificou com esta igreja. Poderíamos mudar o titulo para “Carta ao pastor Cornélio, João, Mauricio” ou “Carta para ...” . Se esta carta esta mexendo com você, parece que foi escrita para você; apenas ouça o que ela diz para você. Jesus está te chamando para o arrependimento também. É preciso voltar para as primeiras obras, é preciso abandonar a preguiça, o desânimo, a apatia. Deixe o Espírito de Deus te encher do primeiro amor, se apaixone novamente por Cristo.
Arrependa-te, abandone o pecado (preguiça, desânimo, jogue as desculpas fora) em que está e viva uma nova vida com Jesus Cristo.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário